Geralmente quando estamos no Ensino Médio ouvimos sempre nossos professores falando de como é importante participar da realização do Exame do Ensino Médio e muitas vezes não pensamos que isso é importante, apenas deixando de lado. Mas quando o aluno ou candidato deixa de participar do ENEM, não realizando sua inscrição, é quando vem o arrependimento. Mas também há as pessoas que são conscientes do seu futuro, aquelas que querem medir seu nível de conhecimento do Ensino Médio, aquelas que realmente são determinadas e estudiosas e que muitas vezes passam o ano todo lendo livros de diversas matérias, fazendo cursinhos preparatórios e outras coisas para obterem uma boa nota no ENEM.

Tenha certeza de uma coisa: o ENEM 2019 estará recheado de questões atualizadas e sigilosas que os candidatos só saberão na hora de abrirem seus cadernos. Realmente a cada ano o Exame Nacional do Ensino Médio tem evoluído tanto no sentido de segurança quanto no sentido de dar uma melhor experiência para o candidato, aplicando de forma mais eficaz todas as questões. Mas existem muitas pessoas que possuem dúvidas sobre as inscrições ENEM 2019 que até podem ficar receosas e não participarem do processo. Como lidar?

Como fazer a Inscrição do ENEM 2019

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como se inscrever no ENEM 2019, porém estas pessoas podem ficar tranquilas porque hoje vamos tirar todas as suas dúvidas, ou vamos tentar. No ato de sua inscrição você deverá prestar informações precisas e verdadeiras, para que não perca seu acesso ao ENEM. Então você deverá preencher dados como:

  • Deverá informar seus dados Pessoais e Familiares
  • Ter em mãos e informar seu CPF
  • Informar seu RG
  • Informar um endereço de E-mail e/ou um número de telefone celular que seja válido
  • Informar onde deseja fazer a prova no local mais próximo de sua casa
  • Se for o caso, indicar que deseja usar a nota final obtida no ENEM para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio.

Se você fizer a inscrição com e poder arcar com o pagamento da taxa de R$35,00, aqui você finaliza seu cadastro, tendo uma tela indicando o mesmo. Mas se você não puder pagar a taxa de inscrição, poderá fazer então logo após o último ponto que destacamos no parágrafo anterior:

  • Preencher a Declaração de Carência Socioeconômica
  • Aceitar os termos ao ler com cuidado sobre quais dados você terá de informar e o tempo que tem para isto.
  • E enfim verificar se sua inscrição foi concluída com sucesso.

Site do INEP

A inscrição do ENEM 2019 é simples, basta que você entre no site do INEP (http://www.inep.gov.br/) e comece o processo de inscrição. Logo então entra em jogo tudo o que falamos no tópico anterior, preenchendo cada espaço com informações verdadeiras. A prova será realizada em Novembro deste ano (2019) podendo assim ser consultado o gabarito ENEM 2019, quando as provas estiverem sido concluídas. Voltamos a destacar o quão importante este exame é para quem deseja ter a chance de cursar um curso de graduação num Universidade Pública ou Privada.

Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *