IPVA 2021 MG – Anualmente temos uma obrigação, para quem é dono de um veículo claro, seja ele moto ou carro. Essa obrigação é o pagamento do IPVA, imposto criado para arrecadar dinheiro. É um tipo de imposto obrigatório, e o dono do veículo fica impossibilitado de circular com seu automóvel caso o IPVA não esteja atualizado e seja pago regularmente.

Na Minas Gerais, a Secretaria da Fazenda utiliza como base de cálculo desse imposto a famosa tabela FIPE, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica. Essa tabela informa o valor médio de mercado dos veículos automotores terrestres, e serve de referência para tributar veículos novos e usados.

É preciso sempre reservar um capital para pagamento do IPVA, para que garanta o seu direito de ir e vir com seu automóvel. O valor do IPVA varia de acordo com o modelo do carro. Para saber como funciona a consulta e pagamento do IPVA 2021 MG e também a tabela com os valores, confira mais no decorrer do artigo.

IPVA 2021 MG

O IPVA 2021 MG é um imposto individual, ou seja, cada pessoa paga um valor específico por esse imposto, e seu valor depende do modelo do carro, ano de fabricação e preço médio da tabela divulgada a cada ano. Carros novos já pagam o primeiro IPVA no momento do registro, mas carros usados começam a pagar o imposto em janeiro de cada ano, podendo ser parcelado em até três vezes, embora o pagamento à vista garanta ao proprietário um desconto bem significativo.

Consulta e Pagamento IPVA 2021 MG

Para consultar o valor do IPVA 2021 MG basta entrar no portal da SEFAZ – Secretaria de Fazenda – da Minas Gerais (www.sefaz.mg.gov.br/scripts/ipva/ipva.asp), informar o número do seu RENAVAM e o ano do exercício do IPVA que você deseja pagar. O próprio site já calcula o valor do IPVA, mostrando o desconto em caso de pagamento à vista.

Para pagar IPVA 2021 MG você pode ir a qualquer banco conveniado ao DETRAN, em terminais de auto atendimento e na boca do caixa. Somente o Banco do Brasil efetua os pagamentos no auto atendimento eletrônico, para isso, é preciso levar boleto e/ou número do RENAVAM. Caso você tenha conta corrente no banco conveniado, pode efetuar o pagamento pela internet, através do portal eletrônico da instituição financeira.

Caso precise tirar a segunda via do boleto IPVA 2021 MG, isso também pode ser feito através da internet, no site da Secretaria de Estado de Fazenda. Ter o boleto é uma forma mais fácil de efetuar o pagamento, já que nele vão constar todas as informações necessárias para o registro do imposto, e você não precisará andar pelas ruas com papeladas e documentos.

Tabela IPVA 2021 MG

A tabela IPVA 2021 MG do estado da Minas Gerais ainda não foi divulgada, mas confira a de 2014 e tire suas dúvidas:

Tributação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *